As naturezas filosófica e teológica da Doutrina Social da Igreja

Autores

  • Allysson Muryel F. D. dos Reis Faculdade PIO XII

Palavras-chave:

Humanidades, Constituição da Sociedade

Resumo

O presente artigo visa discutir a natureza filosófica e também teológica da Doutrina Social da Igreja (DSI). Utilizaremos o referencial bibliográfico tanto filosófico quanto teológico para o fundamento do problema discutido. Para tanto, utilizar-se-á Louis Lavelle para entendermos que, antes de tudo, os problemas que giram em torno da DSI nada mais são que problemas de cunho antropológico, e, com efeito, os problemas sociais que deles derivam são ocasionados pelas ações contrárias aos princípios inscritos na natureza humana por Deus. Ver-se-á, sobretudo nos Padres da Igreja, que a defesa e a preocupação sociais, antes de serem um problema tão somente filosófico, são também teológicos, pois visam inverter a ordem estabelecida por Deus ao criar o cosmo; será esta desordem que edificará dois tipos de cidades as quais são aludidas por S. Agostinho em Cidade de Deus. Estas, por sua vez, são erigidas pelos tementes a Deus e pelos que buscam a si mesmos, orgulhosos. Porém, são as encíclicas papais, como magistério infalível, as garantidoras da estabilidade necessária para a “edificação” da cidade de Deus. Nossa pesquisa dá conta que há dois tipos de cidades que os homens podem constituir naturalmente: a caótica e a ordenada. A primeira se refere àquilo que os homens são enquanto se afastam daquele fim último ao qual devem tender; enquanto a segunda é constituída pela subordinação aos princípios naturais e ao Criador de toda ordem social.

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Biografia do Autor

Allysson Muryel F. D. dos Reis, Faculdade PIO XII

Graduado em Filosofia e Teologia.

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Muryel F. D. dos Reis, A. (2022). As naturezas filosófica e teológica da Doutrina Social da Igreja. Revista Sapientia, 18, 57–71. Recuperado de https://www.revistasapientiapioxii.com.br/index.php/publicacao/article/view/23