Dos gregos a Santo Tomás de Aquino

História da alma na psicologia clássica

Autores/as

  • Lucas Daniel Tomáz de Aquino Faculdade Vicentina; Seminário Maior Diocesano Jesus Bom Pastor
  • Vitória Favoretti Meneguelli Centro Universitário do Espírito Santo; Instituto de Psicologia Tomista

Palabras clave:

Alma, História da Filosofia, História da Psicologia, Aristotelismo, Tomismo

Resumen

O presente artigo é uma investigação histórica a respeito das noções de alma e, consequentemente, seu desenvolvimento desde os gregos até culminar em Santo Tomás de Aquino. Objetiva-se demonstrar o histórico da concepção de alma adotada por diferentes filósofos ao longo do tempo até chegar em seu caráter científico da psicologia com Aristóteles e, mais adiante, com Santo Tomás de Aquino. A pesquisa consiste em uma revisão narrativa da literatura, onde teve como método a revisão bibliográfica de outras obras, incluindo livros e artigos científicos dentro da temática de estudo. Através dos resultados obtidos evidenciou-se a importância de se estudar e resgatar a concepção da alma no campo dos saberes da psicologia para que se compreenda com mais exatidão a natureza humana em sua totalidade, aspecto este que foi abandonado com a psicologia moderna de viés experimental. Passaremos pela concepção de alma iniciada na mitologia grega, a psyché, o animismo e o mundo homérico, o problema mente- -corpo, o νοῦς de Anaxágoras, a imortalidade da alma em Sócrates e o conceito tripartite de alma em Platão. Por fim, daremos vazão mais detidamente à questão da alma em Aristóteles e Santo Tomás de Aquino, este último considerado o cume da Psicologia Clássica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Daniel Tomáz de Aquino, Faculdade Vicentina; Seminário Maior Diocesano Jesus Bom Pastor

Licenciado em Filosofia pelo programa de Extraordinário Aproveitamento (EAPV) da FaculdadeCatólica de Anápolis. Bacharelando em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional(Uninter). Pós-graduado em Filosofia Contemporânea (UniBF). Coordenador e professor de Lógica Ida Pós-graduação em Filosofia Tomista da Faculdade Vicentina (PR). Professor de AntropologiaFilosófica do Seminário Maior Diocesano Jesus Bom Pastor (GO). Professor convidado da Faculdadede Teologia da Arquidiocese de Brasília (FATEO). Membro do Comitê Editorial da Studia Poinsotiana do Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Membro daSociedade Brasileira para o Estudo da Filosofia Medieval (SBEFM/SIEPM). Editor e tradutor de autores como Santo Tomás de Aquino, Caetano de Vio, Juan Manuel Ortí yLara, Leopoldo Alas Clarín, dentre outros.

Vitória Favoretti Meneguelli, Centro Universitário do Espírito Santo; Instituto de Psicologia Tomista

Acadêmica do curso de Psicologia pelo Centro Universitário do Espírito Santo-UNESC. Pós-graduanda em Psicologia Tomista. Membro do Instituto de Psicologia Tomista.

Publicado

2024-04-17

Cómo citar

Aquino, L. D. T. de, & Meneguelli, V. F. (2024). Dos gregos a Santo Tomás de Aquino: História da alma na psicologia clássica. Revista Sapientia, 20, 86–115. Recuperado a partir de https://www.revistasapientiapioxii.com.br/index.php/publicacao/article/view/36